Atrizes na TPM e a Arte de Atuar
Eu disse: Não!
tpm1 Atrizes na TPM e a Arte de AtuarUm ator não pode sucumbir por uma simples dor de barriga. Parece que o grande Grande Otelo recebeu a noticia da morte de seu pai, minutos antes de entrar em cena. Entrou, fez toda platéia gargalhar e depois que o espetáculo acabou, ele foi embora chorar pela morte de seu pai.
O ator é assim mesmo, em primeiro lugar seu trabalho, seu público, sua interpretação. Mas notem, nem Falava sobre o amor incondicional à arte quando falava com minha atriz, mas sim, sobre a impossibilidade de fazer o ensaio render novas descobertas que melhorarão o produto final que é a encenação do espetáculo. Sem empenho o processo de ensaio que é muito rico, perde o significado.
Outro dia ouvi alguém dizer que: O ator deve fazer teatro, precisa fazer televisão e merece fazer cinema. Sem
dúvida é um presente para o ator a possibilidade de participar de um filme, com um bom diretor e equipe, um bom roteiro e um personagem instigante, melhor ainda. Precisa fazer TV por que é a maneira de ter seu trabalho reconhecido pelo grande público e deve fazer teatro por que o teatro é a “escola” que dará a melhor base para o trabalho do ator.
No teatro não tem esconderijo, não dá pra repetir a cena que não ficou boa, não dá pra esquecer o texto e não improvisar. Não dá pra fingir que beija ou que bate, a ação tem que acontecer realmente, talvez não realisticamente, mas verdadeiramente. E encontramos essa verdade durante o processo de ensaio.
O ator de teatro é um corajoso. Movido pela curiosidade, pela busca, pelo prazer, pelo jogo. Ao buscar as respostas para as dúvidas do seu personagem, ele, o ator de teatro, encontra respostas para as dúvidas de todos os seres humanos. Ao chorar é como se todos os homens chorassem, ou ao morrer, como se todos morressem.
O ator representa o que vemos no mundo, sua grandeza e sua fraqueza, sua glória e sua derrocada, mas representa. Ele deve ser um conhecedor da alma humana, fazer de tudo para transformar a platéia que está lá, vendo-o, ao mesmo tempo que transforma seus dilemas e suas experiências em matéria expressiva, em arte.
Mas como o ator aprende? Aprende observando, tentando, arriscando, expondo-se, expressando-se sem medo de parecer ridículo. Aliás, o ator não tem medo de ser ridículo, mas também não se coloca em cena de maneira desarticulada, desatinada, sem preparação corporal e intelectual. Seu corpo (físico, mente, voz e alma) não é um instrumento do seu trabalho, é o seu próprio trabalho, portanto é o próprio ator, ao mesmo tempo objeto de pesquisa e pesquisador. Seu corpo e sua voz devem levar a platéia a uma catarse, sem nunca deixá-los esquecer que aquilo é falso, é interpretação, é teatro.
O ator aprimora suas habilidades artísticas desenvolvendo-as para satisfação pessoal e coletiva, mas principalmente, para executar seu papel da melhor forma possível, para levar sua platéia à mundos desconhecidos, emocionantes, cômicos, românticos ou subversivos, principalmente mundo de imaginação e raciocínio.
O teatro é a arte da memória, da estética, da comunicação e da generosidade para o trabalho em equipe, então, não podemos deixar nossos problemas interferir no trabalho da coletividade.
Um comentário:
vamos divulgar nosso blog, pois só assim seremos um grande grupo e quem puder passar para seus amigos agradecemos desde ja
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